Quais são os impactos do excesso de exposição ao sol na pele?

img seg 07 mar de 2022

O excesso de exposição ao sol na pele pode ocorrer em diferentes situações do dia a dia, principalmente, no período de verão. A pele fica exposta aos raios solares - UVA e UVB, inclusive em dias nublados.1

Quando esse processo é excessivo, pode contribuir para o surgimento de manchas na pele, bem como para um quadro de insolação. O efeito acumulativo do sol pode acelerar o envelhecimento da pele, além de poder aumentar os riscos de desenvolver câncer de pele.2,3

O que é insolação?

A causa da insolação é a exposição prolongada ao sol e ao calor, que aumenta a temperatura corporal, prejudicando o funcionamento do mecanismo de transpiração e resfriamento do corpo.2

O rápido aumento da temperatura corporal faz com que a pessoa perca muita água, sais e nutrientes importantes para a manutenção do organismo.2

Nessa condição, também é comum o indivíduo apresentar queimadura solar e a pele pode ficar vermelha e dolorida.4,5

   Insolação, GSK Viver Mais, Impactos do Excesso de Exposição ao sol na pele

 

Como o sol contribui para o envelhecimento da pele?

As alterações da pele causadas pelos raios UV são chamadas de fotoenvelhecimento. Os impactos do sol podem resultar em:

  • rugas;
  • pele seca e áspera;
  • redução da elasticidade da pele;
  • sardas, principalmente, no rosto e ombros;
  • veias vermelhas finas nas bochechas, nariz e orelhas;
  • melanoses solares, que são manchas escuras (castanhas ou marrons) no rosto, dorso das mãos, braços, peito e parte superior das costas.5,11

As manchas e sardas brancas podem aparecer com a ação acumulativa do sol no decorrer da vida.3,8,9

Já as melanoses solares estão associadas às áreas que ficam muito expostas aos raios UV.6

Outro tipo de lesão é a acne solar, que pode ser ocasionada pela mistura da oleosidade aumentada da pele exposta ao sol, suor, protetor solar oleoso e radiação solar.3

Já as queratoses solares são manchas ásperas e escamosas, que podem variar de rosa escuro a marrom.6

Como prevenir os impactos do excesso de sol na pele?

O primeiro passo para proteger a pele da exposição solar é o uso regular do protetor solar, com FPS mínimo de 30.4

Também é indicado procurar por sombras sempre que possível, principalmente, entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa.4

O uso de roupas, chapéus e óculos escuros complementa as estratégias de cuidado com a pele no sol.4

A ingestão de água e hidratação da pele são outras medidas que podem contribuir para a integridade das camadas da pele.4

Faça o acompanhamento com um dermatologista para avaliar o surgimento de manchas, lesões e rugas relacionadas à exposição solar. Cuidar da pele também faz parte dos cuidados com a sua saúde!

    1. Prefeitura de São Paulo. Saúde. Excesso de sol pode causar sérios problemas à pele. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=290998>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    2. Ministério da Saúde. Insolação. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/insolacao>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    5. Mayo Clinic. Sunburn. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sunburn/symptoms-causes/syc-20355922#:~:text=Excessive%20sun%20exposure%2C%20even%20without,developing%20melanoma%20later%20in%20life>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    6. Mayo Clinic. Slide Show: Sun Damage. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/multimedia/sun-damage/sls-20076973>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    7. Cleveland Clinic. Sun exposure & Skin Cancer. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10985-sun-exposure-and-skin-cancer>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    8. Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro. Sardas: charme ou perigo? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/sardas-charme-ou-perigo/>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    9. Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro. O que são e como surgem as sardas? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/o-que-sao-e-como-surgem-as-sardas/>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    10. Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense. Evite doenças de pele no verão. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/evite-doencas-de-pele-no-verao/>. Acesso em 31 de jan. de 2022.
    11. Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Rio de Janeiro. O que são as melanoses solares? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/o-que-sao-as-melanoses-solares/>. Acesso em 01 de fev. de 2022.

NP-BR-DM-PSP-220002 | Fevereiro/2024

 

Artigos mais recentes

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Artigos mais vistos

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...