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11/12/2018

Fuga do calor e recreação para uns, esporte para outros, a natação encanta as pessoas há anos.¹ Existem registros em pinturas rupestres de aproximadamente 7000 anos atrás com pessoas nadando.¹ Hoje em dia, se as crianças desejam entrar na piscina e imitar golfinhos, os mais velhos querem um condicionamento físico e saúde melhores.²

 Além de ser uma atividade prazerosa, os benefícios da natação são inúmeros. Eles vão desde a manutenção da saúde à boa forma.² Mas será que as pessoas que praticam têm consciência sobre a importância desse esporte?²

 

*Figura adaptada da referência 1.

A modalidade também possui um papel importantíssimo na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias de crianças e adultos, indo muito além do que se espera de um esporte.¹  

Cerca de 15% a 20% da população brasileira sofre de asma, ou seja, é uma doença de prevalência grande.³ Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.4 O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável. É como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados, reagindo ao menor sinal de irritação.4

Outra preocupação são as alergias, que vêm se agravando significativamente devido ao aumento da poluição, mudanças climáticas e a alimentação com corantes e agrotóxicos.5 Além da asma e das alergias, também tem a bronquite aguda e crônica. 5  

A natação é o esporte mais recomendado nestes casos. 5 Ele trabalha todos os músculos, sendo o esporte mais completo que existe. 5 Pode ajudar a melhorar ou até a curar alguns problemas respiratórios. 5 O trabalho na água aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas. 5 Os benefícios são maiores após o primeiro ano, desde que a prática seja regular.²  

A umidade do meio líquido e a necessidade de respirar pela boca e de soltar o ar ajudam muito aos asmáticos, assim como a pressão da água. 5 A posição horizontal do corpo na natação em um ambiente de alta umidade do ar produz menos ressecamento das vias aéreas, o que favorece mais o ato de respirar do que em outros esportes que aumentam a resistência das vias aéreas. 5    

O meio aquático oferece resistência ao corpo no momento da natação e, aliada às sequências de inspiração e expiração, os músculos usados (músculos do tronco) se desenvolvem, auxiliando na melhora do condicionamento cardiorrespiratório e aumentando a ventilação pulmonar.¹

Esse alongamento dos músculos, abrindo e fechando costelas, movimenta a caixa torácica através dos movimentos de braços e trabalha a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. 5 Todos os movimentos são coordenados com a respiração. 5 O movimento de abrir e fechar das costelas facilita a musculatura inspiratória e expiratória, ou seja, enche os pulmões na inspiração e esvazia na expiração. 5

resistência da água exige que a respiração seja mais forte para movimentar-se nela. 5  Com isso, a respiração se torna mais ampla naturalmente, a musculatura envolvida aumenta o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória. 5  

A natação pode ajudar e muito quem tem problemas respiratórios. Porém, a consulta com o médico antes de começar a exercitar-se é indispensável!

 

 

 

 

 

 

BR/PP/0020/18

1 - OTORRINOS HOSPITAL. A natação e seus benefícios para o sistema respiratório. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

2 - ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Benefícios da natação. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

3 - HOSPITAL DE CLÍNICAS. Benefício da natação é comprovado para o tratamento e controle da asma. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

4 - MINHA VIDA. Asma: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

5 - GLOBO ESPORTE. Natação é esporte mais indicado para tratar e curar problemas respiratórios. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

 

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