O bullying e a depressão infantil estão relacionados?

img qui 30 set de 2021

Os traumas psicológicos, entre eles o bullying, são os principais fatores relacionados à depressão infantil. 

De origem inglesa, a palavra bullying contém o radical bully, que significa valentão, e sufixo ing, que indica continuidade ou constância. O termo ajuda a entender a prática caracterizada por constantes agressões físicas, verbais e/ou psicológicas.1

O bullying é classificado como um comportamento desenvolvido por crianças e adolescentes. Entre os adultos, a prática similar é chamada assédio moral. Nesse contexto, um indivíduo ou grupo praticante do bullying ofende, humilha, agride e expõe o outro, causando diversos traumas às vítimas.1,2

Essa prática perigosa acontece de diversas maneiras, como apelidos vexatórios e humilhantes, perseguição à vítima, exposição em público devido às características físicas ou psicológicas e, muitas vezes, lesões corporais.1,2

Praticado em qualquer ambiente, o bullying começou a ser discutido por sua presença constante nas escolas e suas implicações na saúde mental das vítimas.

 

Bullying escolar: quais as consequências?

O bullying é uma prática que está amplamente disseminada no ambiente escolar. As agressões físicas e psicológicas podem acontecer em todos os níveis de escolaridades, desde o primário até o ensino médio.3

Entre as consequências geradas aos alunos vítimas do bullying estão:

  • estresse;
  • depressão;
  • baixa autoestima;
  • traumas psicológicos;
  • baixo rendimento escolar;
  • doenças psicossomáticas;
  • transtornos mentais e psicopatologias graves.3

Além disso, o bullying ocasiona reações corporais adversas, ligadas ao momento de estresse sofrido pelas vítimas. Os principais sentimentos e sintomas são:

  • Vômito;
  • Diurese;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Sudorese;
  • Taquicardia;
  • Dor de cabeça;
  • Ideação de suicídio;
  • Pensamentos vingativos.3

Entre as dificuldades para se combater o bullying está a naturalização dessa prática. Isso coloca em risco o enfrentamento da problemática e, com isso, mais vítimas desenvolvem reações, traumas e sentimentos adversos. Nesse contexto, a depressão infantil segue como uma das principais consequências dessa prática.4

Quais as causas da depressão infantil?

A depressão infantil pode ser mais difícil de se diagnosticar porque os sintomas, muitas vezes, são confundidos com malcriação, birra ou mau humor. Entretanto, a intensidade e persistência dos sentimentos tristes e negativos é o fator decisivo para o diagnóstico.5

Essa doença costuma se manifestar após traumas psicológicos e físicos sofridos pela criança. Bullying, mudança de escola, separações afetivas, morte de uma pessoa querida ou de um animal de estimação, são as principais causas relacionadas.5

Os sintomas mais comuns e que podem indicar a depressão infantil incluem desânimo, urinar na cama, queixas de cansaço, dor de cabeça, diarreia e dificuldade para aprender.6

Quando esses sintomas permanecem por semanas é aconselhado que a criança faça uma consulta com o pediatra para avaliação da saúde física e mental. Nesse momento, o médico poderá encaminhar o paciente para acompanhamento psicológico. Na maioria dos casos, o tratamento inclui sessões de psicoterapia e uso de remédios antidepressivos. Além disso, o apoio familiar, escolar e de amigos é fundamental para superar a depressão infantil.6

Lidar com uma criança com depressão infantil envolve, primeiramente, respeitar os sentimentos e compreender o momento em que ela está passando.6

Além disso, a adesão ao tratamento e a ajuda de especialistas ajudam a criança a ganhar confiança e elevar a autoestima, evitando, cada vez mais, o isolamento.

Caso perceba que uma criança próxima esteja sofrendo com bullying ou depressão infantil, converse com ela e busque, sempre que possível, ajuda de médicos e psicólogos. O olhar atento às mudanças comportamentais de uma criança é essencial para o diagnóstico e a superação de traumas psicológicos

 

Referências:

  1. FORLIM, Bruna Garcia; STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de psicologia (Campinas), v. 31, p. 367-375, 2014.
  2. PIMENTEL, Fernanda De Oliveira; DELLA MÉA, Cristina Pilla; PATIAS, Naiana Dapieve. Vítimas de bullying, sintomas depressivos, ansiedade, estresse e ideação suicida em adolescentes. Acta colombiana de psicología, v. 23, n. 2, p. 205-240, 2020.
  3. SILVA, Celeste Moura Lins et al. Bullying e depressão no contexto escolar: um estudo psicossociológico. 2010.
  4. RISTUM, Marilena. Bullying escolar. Impactos da violência na escola: Um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Editora Fiocruz, 2010.

NP-BR-LMT-PSP-210003 | Setembro/2021

Países permitidos a veiculação do conteúdo: Brasil

Artigos mais recentes

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Artigos mais vistos

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...