11/03/2021
Desde um simples resfriado até uma pneumonia grave, as infecções respiratórias são mais comuns do que imaginamos. Além de serem a terceira causa mundial de morte em adultos¹, podem desencadear outras doenças se não forem tratadas da maneira correta². É preciso ter muito cuidado e agir sempre em função da prevenção. Mas você sabe quais são as infecções respiratórias existentes? Como tratá-las e como se prevenir? Fique atento às dicas abaixo para cuidar bem da sua saúde.
Quais doenças são consideradas infecções respiratórias?
As infecções respiratórias podem ser leves e sem sequelas, mas também podem ser graves e debilitantes6.
Abaixo estão as principais:
Como evitar?
Como as doenças respiratórias são provocadas?
As infecções são provocadas por micro-organismos, podendo ser vírus, fungos ou bactérias.³ É importante descrever ao médico quais os sintomas exatos que foram manifestados para que o tratamento seja específico para a causa da infecção.
Existem tratamentos para estas doenças?
Hoje é possível tratar a maioria das infecções respiratórias e evitar danos mais graves. O primeiro passo é procurar um médico para buscar o tratamento ideal para o seu tipo de infecção. Mas lembre-se: caso o seu médico prescreva antibióticos para o seu tratamento, é muito importante que todas aas orientações sejam seguidas corretamente. Deve-se usar a dose indicada nos horários corretos e não se deve interromper o tratamento mesmo que os sintomas tenham melhorado. O uso incorreto de antibióticos pode levar à resistência não curando mais a infecção.5
Como se prevenir?
Ter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada, sempre lavar bem as mãos e evitar locais fechados ou aglomerações, principalmente em épocas mais frias.¹
Uma forma eficaz e segura de proteção é a vacinação. Com o avanço da ciência, hoje é possível encontrar no Sistema Único de Saúde (SUS) vacinas para prevenir algumas infecções respiratórias. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho!
Qualquer pessoa pode ter estas infecções?
As infecções respiratórias podem acometer qualquer pessoa, mas principalmente, idosos e crianças pequenas.¹
Ainda que existam tratamentos eficazes para as infecções respiratórias, a PREVENÇÃO não deve ser deixada de lado! Portanto, em caso de sintomas, consulte seu médico e mantenha em dia sua cardeneta de vacinação.
Cuide de você e de quem você ama. Prevenir-se é a maior demonstração de cuidado com você mesmo e com sua saúde!
NP-BR-RS-WCNT-200001
2. G1. Infecção respiratória pode ser gatilho para problemas no coração. Disponível em:
3. HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Sinusite tem cura? Disponível em:
4. HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Bronquite Crônica. Disponível em:
5. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Uso de antibioticos: orientações. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2128-uso-correto-de-antibioticos Acesso em: 13 de dezembro de 2019.
6. BIOEMFOCO. Infecções Respiratórias Agudas (IRA): Trato respiratório Superior. Disponível em: http://bioemfoco.com.br/noticia/infeccoes-respiratorias-agudas-ira-trato-respiratorio-superior/. Acesso em 13 dezembro de 2019.
7. TUA SAUDE. Como evitar as doenças respiratórias no inverno. Disponível em https://www.tuasaude.com/como-evitar-as-doencas-respiratorias/. Acesso em 13 dezembro de 2019.