HOME O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA MINHA SAÚDE LOCALIZADOR DE FARMÁCIAS PERGUNTAS E RESPOSTAS   COMPARTILHE        
  LOGIN | CADASTRO

21/05/2019

O que é Herpes Zóster?

 

Herpes Zóster é uma infecção viral que causa dores intensas e bolhas (muito semelhante a queimadura) na pele¹. Também, é popularmente conhecido como cobreiro. Saiba tudo sobre essa doença causada pelo mesmo vírus da catapora e que pode viver no seu corpo durante anos sem se manifestar¹,3.

 

Qual a causa dessa infecção? E o diagnóstico?

 

O vírus da Varicela, causador também da catapora pode viver inativo durante vários anos em algum gânglio do portador. Geralmente, o vírus é reativado na idade adulta ou em pessoas com baixa imunidade, causando dor, bolhas e vermelhidão1.

 

Pessoas que são portadoras de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; acometidas de câncer e Aids; ou que já fizeram algum transplante, comumente apresentam algum comprometimento imunológico. Fazendo o ambiente ficar mais propício para reativação do vírus da herpes zóster1.

 

Para o diagnóstico, é necessário a consulta com um especialista. Ele irá pedir um exame laboratorial específico para essa condição¹.

 

A herpes zóster pode evoluir para quadros mais graves?

 

A tendência da herpes zóster, na maioria dos casos, é curar espontaneamente³. Porém, em alguns casos, o uso de medicamentos analgésicos e anti virais, conforme prescrição médica, é importante para neutralizar a dor, diminuir a existência das lesões e evitar complicações3. Vamos citar algumas abaixo¹:

 

  • Ataxia cerebelar aguda é um distúrbio que afeta o equilíbrio, a deglutição (ato de engolir), movimento das mãos, olhos, pernas, braços e dedos;
  • Trombocitopenia que é a baixa quantidade de plaquetas no sangue;
  • Infecção bacteriana que pode causar celulite, erisipela, bolsa de pus, impetigo;
  • Síndrome de Reye;
  • Varicela disseminada ou varicela hemorrágica.

É possível se prevenir contra a herpes zóster?

 

A principal medida para prevenção é a vacina contra herpes zóster, indicada para pessoas com mais de 50 anos². A vacina contra catapora, ministrada em crianças, também diminui o risco de desenvolver essa doença².

 

Além disso, há outras maneiras de prevenir a disseminação¹:

 

  • Lavar as mãos ao tocar nas lesões (bolhas);
  • Isolamento em caso de crianças (não podendo ir à escola até todas as lesões terem evoluido para crostas) ou em casos de pacientes internados;
  • Limpar objetos que estejam contaminados com secreções.

BR/PP/0037/19

  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes Zóster (Cobreiro): causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em:< http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/herpes-zoster>. Acesso em: 16 abr.2019.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Herpes Zóster. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes-zoster/97/>. Acesso em: 16 abr. 2019.
  3. DRAUZIO VARELLA. Herpes Zóster (cobreiro). Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/herpes-zoster-cobreiro-2/>. Acesso em: 16 abr. 2019.
ANTERIOR
Rinite Alérgica
PRÓXIMO
Como combater os ácaros?
COMPARTILHE
Embedded WhosOn: Insert the script below at the point on your page where you want the Click To Chat link to appear>