21/05/2019
O que é Herpes Zóster?
Herpes Zóster é uma infecção viral que causa dores intensas e bolhas (muito semelhante a queimadura) na pele¹. Também, é popularmente conhecido como cobreiro. Saiba tudo sobre essa doença causada pelo mesmo vírus da catapora e que pode viver no seu corpo durante anos sem se manifestar¹,3.
Qual a causa dessa infecção? E o diagnóstico?
O vírus da Varicela, causador também da catapora pode viver inativo durante vários anos em algum gânglio do portador. Geralmente, o vírus é reativado na idade adulta ou em pessoas com baixa imunidade, causando dor, bolhas e vermelhidão1.
Pessoas que são portadoras de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; acometidas de câncer e Aids; ou que já fizeram algum transplante, comumente apresentam algum comprometimento imunológico. Fazendo o ambiente ficar mais propício para reativação do vírus da herpes zóster1.
Para o diagnóstico, é necessário a consulta com um especialista. Ele irá pedir um exame laboratorial específico para essa condição¹.
A herpes zóster pode evoluir para quadros mais graves?
A tendência da herpes zóster, na maioria dos casos, é curar espontaneamente³. Porém, em alguns casos, o uso de medicamentos analgésicos e anti virais, conforme prescrição médica, é importante para neutralizar a dor, diminuir a existência das lesões e evitar complicações3. Vamos citar algumas abaixo¹:
É possível se prevenir contra a herpes zóster?
A principal medida para prevenção é a vacina contra herpes zóster, indicada para pessoas com mais de 50 anos². A vacina contra catapora, ministrada em crianças, também diminui o risco de desenvolver essa doença².
Além disso, há outras maneiras de prevenir a disseminação¹:
NP-BR-VLC-PSP-190001