

Foliculite e furunculose: causas, diferenças e prevenção
A foliculite é uma condição de pele que se manifesta como inflamação e infecção dos folículos pilosos. Seu desenvolvimento pode se dar com simples atividades diárias, como fazer a barba.1
Os principais tipos de foliculite são superficiais e profundas. O diagnóstico, quando leve, pode causar coceira, dor e constrangimento por conta da aparência da pele. Em alguns casos, a infecção pode causar perda de cabelo e cicatrizes.3
A foliculite também é uma das consequências dos “pelos encravados”. Por isso, é comum que algumas partes do corpo tenham sinais da condição, são elas:
- axilas;
- virilha;
- barba;
- braços;
- pernas;
- glúteos;
- parte superior das costas.3,4
Já a furunculose, ou furúnculo, é um inchaço cheio de pus que se desenvolve na pele, principalmente no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. A doença pode ser causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Elas podem infectar o corpo por meio de um corte.5
Como identificar sintomas de foliculite e furunculose?
A inflamação por foliculite pode surgir como pequenas espinhas de ponta branca em torno de um ou mais folículos pilosos. Além disso, é importante se atentar a outros sinais e sintomas:
- inchaço;
- coceira;
- pele queimando;
- pele avermelhada;
- dor no local da inflamação;
- bolhas cheias de pus que se abrem e formam crostas.3,4
A furunculose tem sinais e sintomas diferentes da foliculite. Geralmente, começa como uma protuberância vermelha e inchada. Em seguida, a ferida pode causar outros sintomas, como:
- dor;
- inchaço;
- drenagem de pus;
- surgimento de crostas;
- parecer quente ao toque.5
Como evitar a foliculite e a furunculose?
Quando a depilação é feita de forma errada, pode causar o pelo encravado que, em seguida, pode evoluir para foliculite. Sendo a depilação uma das principais causas de foliculite, existem dicas para evitar todo esse transtorno causado por um simples cuidado com a pele. São elas:
- faça a depilação após o banho;
- faça a limpeza do corpo antes da depilação;
- a depilação deve ser feita no sentido de crescimento do pelo;
- a depilação deve ser feita de forma suave, sem agredir a pele.4
Além disso, dicas básicas de higiene corporal podem evitar a infecção por foliculite e furunculose.
- Mantenha as unhas cortadas e limpas;
- mantenha as mãos limpas e higienizadas;
- não coce, cutuque ou estoure uma lesão de foliculite;
- evite roupas apertadas, que dificultam a respiração dos poros.1,2,4
No entanto, você ainda pode ter dúvidas sobre essa e outras doenças de pele. Em caso de sinais e sintomas, o diagnóstico e tratamento devem ser feitos por um médico.
Para saber mais sobre cuidados com a pele e com a saúde, acesse os conteúdos de Viver Mais!
- Cleveland Clinic. Folliculitis. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/17692-folliculitis>. Acesso em 24 mar. de 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Furúnculo. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/furunculo/>. Acesso em 24 mar. de 2022.
- Mayo Clinic. Folliculitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/folliculitis/symptoms-causes/syc-20361634>. Acesso em 24 mar. de 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIONAL SÃO PAULO. Foliculite: especialista explica a inflamação do pelo encravado. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/foliculite-especialista-explica-inflamacao-do-pelo-encravado/>. Acesso em 24 mar. de 2022.
- Cleveland Clinic. Boils & Carbuncles. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15153-boils-and-carbuncles>. Acesso em 24 mar. de 2022.
NP-BR-CLB-PSP-220003 | Maio/2022