Saiba como lidar com as altas temperaturas do verão e manter a saúde em dia

Dicas para curtir o verão com muito mais saúde

img ter 30 jan de 2024

  Confira maneiras de cuidar da saúde sem deixar de aproveitar a estação!

          O verão está chegando, é tempo de curtir piscina, praia e aproveitar as férias. Mas, com as altas temperaturas, é preciso tomar certos cuidados com o calor durante  essa época do ano. As ondas de calor demandam cuidados especiais, principalmente entre crianças e idosos¹.

          A estação do verão é conhecida por um tempo seco e baixa umidade de ar, que podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz¹.

 O primeiro passo para você se proteger e cuidar da saúde durante o verão, é manter a hidratação em dia, pois o corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento¹. Portanto, mesmo sem sentir sede, é necessário aumentar a ingestão de água ou de suco de frutas naturais, sem adição de açúcar¹.

mobile

desktop

Além disso, o uso do filtro solar é essencial¹! É preciso evitar a exposição solar entre as 10h e 16h e, antes de sair ao sol, é preciso aplicar o filtro solar 30 minutos antes da exposição, e reaplicar a cada duas horas enquanto permanecer ao sol¹.

          Os cuidados durante o verão devem ser intensificados, principalmente porque, nesse período de altas temperaturas, algumas doenças podem se manifestar com maior frequência¹.

 Como cuidar da pele durante o verão? 

O principal problema que acomete a pele durante o verão e as temperaturas altas, são as queimaduras solares, que deixam a pele avermelhada e até mesmo com bolhas². É comum que aconteçam após a exposição aos raios ultravioletas sem proteção adequada, mas esse não é o único problema de pele que pode ser acometido por causa do calor:

mobile

desktop

 

Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar tais problemas de pele, como:

Roupas e acessórios 

          Ao sair de casa, no verão, não esqueça de usar chapéu e prefira roupas de algodão, principalmente para as atividades ao ar livre³, uma vez que elas bloqueiam a maior parte da radiação ultravioleta³. Os óculos escuros também são de extrema importância, pois previnem lesões nos olhos³.

Filtro solar 

Esse é, de fato, o melhor amigo da saúde da pele durante o verão. Ele deve ser utilizado diariamente, não apenas em momentos de lazer, em todo o corpo, incluindo áreas como pés, nuca e mãos³. É importante lembrar de reaplicar o filtro solar a cada duas horas para garantir a sua proteção².

Hidratação

          As temperaturas exigem hidratação redobrada, tanto por dentro quanto por fora, então é importante aumentar a ingestão de líquidos, além de aplicar um bom hidratante para manter a quantidade adequada de água na pele³.

          É possível aproveitar o verão de maneira responsável e cuidar da saúde¹! Reforce a ingestão de água, mantenha o ambiente arejado, use roupas frescas e adequadas e, ao sentir tontura ou algum mal-estar, procure um profissional de saúde¹.

1 - Ministério da Saúde. Cuidados com a saúde para se proteger das altas temperaturas. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/confira-cuidados-com-a-saude-para-se-proteger-das-altas-temperaturas>. Acesso em 29  de novembro de 2023.

2 - Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo. Pele e verão: quais os principais problemas e cuidados. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/pele-e-verao-quais-sao-os-principais-problemas-e-cuidados/ >. Acesso em 29 de novembro de 2023.

3 - Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em 29 de novembro de 2023.

 

NP-BR-NA-WCNT-230018 | Dezembro de 2023 

Artigos mais recentes

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Artigos mais vistos

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...