HOME O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA MINHA SAÚDE LOCALIZADOR DE FARMÁCIAS PERGUNTAS E RESPOSTAS   COMPARTILHE        
  LOGIN | CADASTRO

12/07/2018

CLASSIFICAÇÕES DA DEPRESSÃO:

Os tipos de Depressão são ligeiramente diferentes ou desenvolvem-se sob circunstâncias únicas, tais como1:

Transtorno Depressivo Persistente (também conhecido com Distimia) é um transtorno depressivo que dura pelo menos dois anos. Uma pessoa diagnosticada com este transtorno pode ter episódios de Depressão Maior juntamente com períodos de sintomas menos graves, mas os sintomas devem persistir por no mínimo dois anos.

A Depressão Perinatal é o tipo de transtorno que muitas mulheres experimentam após o parto, no qual elas podem apresentar Depressão Maior durante a gravidez ou após o parto (depressão pós-parto). Sentimentos de extrema tristeza, ansiedade e exaustão acompanham essas novas mães, dificultando a realização das atividades de cuidados diários para si e para seus bebês.

A Depressão Psicótica ocorre quando uma pessoa sofre de Depressão grave junto com alguma forma de psicose, como ter delírios ou alucinações. Os sintomas psicóticos normalmente têm um "tema" depressivo, como delírios de culpa, pobreza ou doença.

Transtorno Afetivo Sazonal é caracterizado pelo início da depressão durante os meses de inverno, quando há menos luz solar natural. Esta depressão geralmente não se manifesta durante a primavera e o verão. A Depressão do inverno, tipicamente acompanhada de isolamento social, aumento do sono e ganho de peso, retorna previsivelmente todos os anos nesse tipo de transtorno.

O Transtorno Bipolar é uma forma diferente de depressão, porém é incluída nesta lista por indivíduos com este transtorno podem sofrer com episódios depressivos que atendem os critérios de Depressão (denominada “depressão bipolar”). Porém, pacientes com Transtorno Bipolar também vivenciam episódios de mania – humor extremamente eufórico ou irritável – ou a forma mais leve, a hipomania.

Outros tipos de Transtornos Depressivos incluídos no DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais) são Transtorno de Desregulação do Humor Disruptivo (diagnosticado em crianças e adolescentes) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual.1

 

CONHEÇA OS FATOS E EVITE OS MITOS:
MITOS FATOS

“Depressão é rara e não acontecerá comigo"

Depressão pode acontecer com todo mundo, independente de raça, idade e gênero.

“Depressão é um sinal de fraqueza”

A Depressão não está relacionada com a força de caráter. É uma condição médica séria assim como asma e diabetes.

Esta doença pode se desenvolver após eventos difíceis na vida, como perda de alguém querido, demissão, entre outros.

"Depressão não é tratavel"

A Depressão é uma das mais tratáveis condições de saúde mental. A Organização Mundial da Saúde informou que 60 a 80% dos indivíduos respondem positivamente aos tratamentos disponíveis, no entanto, é importante entender que o tratamento leva tempo e que a recuperação pode levar muitos meses.

 

  1. NATIONAL INSTITUTE OF MENTAL HEALTH. Disponível em: . Acesso em 12 jun. 2017.
  2. WORLD HEALTH ORGANIZATION. "Depression: let’s talk" says WHO, as depression tops list of causes of ill health. Disponível em: . Acesso em 12 jun. 2017.
  3. HEALTH PROMOTION BOARD. Myths and Misconceptions about Depression. Disponível em: . Acesso em 12 jun. 2017.

 

BR/CNS/0036/17 – JUN 2017

ANTERIOR
Depressão
PRÓXIMO
VIVENDO COM A EPILEPSIA
COMPARTILHE