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09/07/2018

A água é indispensável para a vida humana. Ela representa a maior parte do volume de uma célula do nosso corpo, constituindo mais de 70% do peso de um adulto. No organismo, ela é fundamental para o transporte de sais minerais e outras substâncias, regulação da temperatura corporal1, lubrificação de mucosas e eliminação de toxinas2.

Em 24 horas, o corpo de um adulto gasta em média dois litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina3. Entretanto, a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente varia de pessoa para pessoa e de fatores externos, como a temperatura ambiental, a alimentação e a intensidade de atividade física praticada4.

O ideal é manter o corpo em equilíbrio, repondo a água que foi utilizada pelo organismo. Para definir com mais precisão a cota ideal de água que cada pessoa deve ingerir, é preciso se pesar no começo do dia e novamente depois de duas horas de atividade (tarefas do dia a dia ou exercício físico). A diferença representa o quanto foi consumido de água nas funções rotineiras. Se você perdeu 60 gramas, vai ter que repor 60 ml de água, ou seja, a cada grama perdida corresponde um mililitro3.

A seguir, veja cinco bons motivos para beber água regularmente:

1. Melhora o funcionamento dos rins: Os alimentos que ingerimos diariamente contribuem para a produção de toxinas que circulam no sangue. Quando não são eliminadas, estas substâncias intoxicam o organismo. Os rins são os responsáveis pela eliminação destas substâncias nocivas, filtrando o sangue e formando a urina, que vai para a bexiga até ser excretada. Por hora, os órgãos filtram cerca de 57 litros de sangue, separando as substâncias que devem ser reabsorvidas das que devem ser eliminadas. Se bebermos a quantidade de água recomendada, facilitamos o trabalho renal, pois eles não ficam sobrecarregados, já que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite sua eliminação mais facilmente5.

2. Melhora a absorção dos nutrientes: É o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. Mas isso só é possível mediante uma hidratação adequada, que garanta o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, a água contribui depois que os nutrientes chegam ao seu destino, pois ele necessitam do líquido para serem adequadamente absorvidos6.

3. Auxilia no trabalho do intestino: Em conjunto com o consumo de fibras alimentares, a água influencia positivamente o trabalho intestinal. Quando chegam ao intestino de uma pessoa bem hidratada, as fibras absorvem a água e contribuem para aumentar o volume do bolo fecal e torná-lo mais macio, o que facilita a evacuação2.

4. Faz bem para a pele: A derme, camada intermediária da pele, é constituída por 80% de água e representa cerca de 15% da quantidade desse líquido em todo o corpo. Quando esse equilíbrio não é mantido, a pele fica ressecada, “repuxando” e pode ficar mais sensível a água quente e sabonetes. Já a epiderme, camada mais superficial, quando está desidratada deixa de desempenhar eficientemente seu papel protetor7.

5. É um tranquilizante natural: A água melhora o funcionamento do organismo como um todo, e isso inclui, é claro, o cérebro. Beber água alivia a ansiedade, e a sensação de tranquilidade e bem-estar acaba contribuindo para que as funções cerebrais sejam executadas mais eficientemente8.

1. BRASIL. SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Coisas que você deve saber sobre a água. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2013.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. A importância da hidratação: saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo. 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2013.

3. SAÚDE É VITAL. Água de beber.Disponível em:. Acesso em: 23 mar. 2013.

4. INSTITUTO HIDRATAÇÃO E SAÚDE. Factores que influenciam as necessidades hídricas. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2013.

5. FUNDAÇÃO LUSO. A importância da água no corpo humano. Disponível em: _corpo_humano.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2013.

6. CARDOSO, K. Oito motivos para você beber água. In: BOA FORMA. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2013.

7. FUNDAÇÃO LUSO. A água e a pele. Disponível em: Acesso em: 08 abr. 2013.

8. BRASIL. Ministério da Saúde. Beber água durante provas aumenta chances de notas melhores, diz estudo. 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2013.

BR/PP/0008/13

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