

CUIDADOS COM A SAÚDE: HERPES LABIAL
Cuide da sua saúde em todos os momentos e fique de olho no vírus do herpes!
O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples. O contato com ele acontece, geralmente, na infância, se manifestando ou não na época do contágio, podendo ser reativado anos depois¹.
Alguns fatores podem desencadear a reativação do vírus e, alguns deles, podem ser intensificados em certos momentos, como a exposição ao sol e fadiga física¹. Além disso, situações de estresse também podem desencadear o aparecimento das lesões².
Quais são os sintomas do herpes labial?
O herpes labial inicialmente promove coceira e ardência no local onde surgirão as lesões, seguido de pequenas bolhas agrupadas em uma área avermelhada e inchada que liberam um líquido com o vírus e, posteriormente, formam as feridas¹.
Essa fase do rompimento do líquido da bolha e da formação dos machucados na boca, é a fase de maior contágio e perigo de transmissão da doença¹.
A doença pode durar cerca de 5 a 10 dias¹. Quando a ferida começa a secar, é formada uma crosta que dá início ao processo de cicatrização¹.
Qualquer pessoa pode pegar herpes labial?
Qualquer pessoa, de qualquer idade, está sujeita ao contágio². Por isso é importante se cuidar.
Se você for diagnosticado com herpes labial, procure a orientação de um médico para o tratamento correto o mais rápido possível, para evitar que a crise seja prolongada¹.
Além disso, evite furar as vesículas, beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente com crianças¹. Lave sempre bem as mãos após manipular as feridas, evitando que a virose seja transmitida para outros locais do próprio corpo¹.
1 - Ministério da Saúde. Herpes Labial. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/230_herpes.html> Acesso em 17 de março de 2023.
2 - Saúde Abril. Herpes Labial: o que é, tratamentos, causas e cura. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/herpes-labial/> Acesso em 17 de março de 2023.
NP-BR-VLC-PSP-230002 | Março/2023