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19/07/2018

Antigamente, a prática de esportes e exercícios era visto como coisa de crianças e adolescentes.¹ Até há pouco tempo, homens e mulheres abandonavam as atividades esportivas quando se casavam.¹ E quando o assunto era pessoas mais velhas, os médicos recomendavam que evitassem esforços físicos e que fizessem repouso.¹

 

Esse paradigma mudou radicalmente nos últimos anos.¹ Foi atestado que atividades físicas fazem bem para a saúde desde o nascimento até o fim da vida.¹ Os benefícios da prática correta de atividades físicas são comprovados pelos inúmeros ganhos na saúde física e bem estar dos praticantes.²

 

Mesmo com todo esse conhecimento e incentivo à prática de exercícios físicos nos dias de hoje, na prática são poucos os que têm o hábito de reservar alguns minutos por dia para exercitar-se, especialmente nos grandes centros urbanos.¹ A nossa sociedade está se tornando cada vez mais sedentária.¹

 

 

Atividade física é toda a situação em que a pessoa pelo menos dobre seu metabolismo, ou seja, dobre seu gasto de energia.¹  E ela é parte fundamental para a saúde, seja feita de forma leve ou intensa.³

 

São inúmeros os benefícios da prática regular de atividades físicas:

 

Adaptado das referências 2 e 3. 

 

Demonstrar os benefícios que o uso das funções fisiológicas associadas à atividade física proporciona, é fácil¹. Quando engessamos uma perna ou um braço, por exemplo, o membro entra em desuso e, consequentemente, o músculo regride.¹ Ao retirar o gesso, o braço ou perna estarão mais finos, justamente porque perderam de 30% a 40% de massa muscular.¹ Isso ocorre em todo o organismo.¹ A falta de atividade física faz com que o coração regrida funcionalmente e a condição respiratória fique comprometida.¹

 

Além das vantagens físicas, um dos grandes benefícios da prática de exercícios é a sensação de paz e tranquilidade que a pessoa experimenta.¹ O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam essa sensação.¹

 

Dessa forma, a atividade física ajuda a prevenir a depressão, alivia o estresse e a ansiedade, e combate a insônia, ajudando na produção de serotonina, hormônio de bem-estar.³ Os exercícios aeróbicos, principalmente, auxiliam na preservação da memória, no humor, combate as doenças ligadas ao envelhecimento e ainda ajudam a controlar os sintomas de depressão e ansiedade, tanto em pacientes com algum transtorno psiquiátrico quanto na população em geral.³

 

A prática de atividade física também fortalece o sistema imunológico, diminui a dor crônica e melhora a atenção e concentração.³ Indo além, não se pode deixar de citar os benefícios proporcionados pela melhora estética, como a autoconfiança e a autoestima.³ Praticar exercícios também traz um importante fator social pela convivência com outras pessoas, combatendo tendências de isolamento e proporcionando integração social.³

 

Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta assim como faria qualquer outra substância associada ao prazer.¹ A liberação de endorfina, somada à melhora da autoestima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.¹

Então não perca tempo e movimente-se já! A prática de atividade física só traz coisas boas para sua saúde física e mental. Mas antes de escolher o exercício ideal para você, consulte o seu médico.

 

 

1 - DRAUZIO. Atividade física. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

2 - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Blog da saúde. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

3 - HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO. Notícias e eventos. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2018.

 

BR/PP/0019/18

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